terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Feira das Mina Preta realiza mais uma edição neste fim de semana para fechar o ano

Para fechar 2017 com muito empoderamento, o grupo Meninas de Lenço realiza a última edição deste ano da Feira das Mina Preta no próximo fim de semana, dias 9 e 10 de dezembro, no Memorial Zumbi, em Volta Redonda. Como sempre, o Ponto de Cultura Instituto Dagaz está entre os apoiadores do evento que tem programação voltada para o fomento da cultura afro-brasileira.
O primeiro dia, sábado, será de palestra com mesa de mulheres que são pura representatividade. Já o domingo, fica por conta de apresentações de dança e música, batalha do passinho, baile charme e desfile de moda afro. Além disso, o público contará com espaço gourmet com feijoada e acarajé durante todo o dia. O evento, gratuito e aberto para todos os públicos, tem objetivos pertinentes, segundo a fundadora, Renata Ferreira.
- Realizar a Feira das Mina Preta é resultado de muita resistência e muita insistência. Lutamos muito para conseguir juntar, no mesmo momento, cultura, educação e empoderamento do jovem negro. O nosso objetivo é que esse público reconheça as nossas raízes, para poder, também, valorizar lá na frente. O momento também é interessante para estimular a divulgação e o comércio de produtos afro – observou Renata.
Meninas de Lenço
            O grupo Meninas de Lenço surgiu com o diagnóstico de câncer de mama da produtora Renata Ferreira. O incentivo partiu de sua mãe e amigas, que queria motivá-la a superar a luta. Foi a partir daí que todas começaram a usar o lenço, em solidariedade. O movimento foi crescendo, e, em pouco tempo, já havia 100 adeptas. Com a realização de eventos, reuniões e rodas de conversa, nasceu o projeto da feira, que inicialmente se chamava Feira das Meninas. O objetivo, de acordo com a fundadora Renata, é ir além do vínculo da luta contra o câncer e promover a exaltação da cultura negra, sobretudo como o público jovem e feminino.
            O projeto Feira das Mina Preta faz parte do Programa Territórios Culturais RJ/ Favela Criativa, uma parceria da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro com a Light e o Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Além do Ponto de Cultura Instituto Dagaz, a Feira das Mina Preta conta com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, da Coordenadoria da Juventude, Secretaria Municipal de Ação Comunitária, Padaria Moriá e Universidade das Quebradas.
Programação
Dia 09/12 – sábado
19h – Palestra “Coisa de Preta”
Mesa: Bianca Oliveira (representante da Coordenadoria da Mulher de Resende); Katia Rejane Souza (jornalista e produtora do Concurso de Beleza Negra de Barra do Piraí); Juliana Dorothea (estudante, rapper e produtora da Secretaria Municipal de Cultura de Volta Redonda); Tati Brandão (coaching especializada em afro empreendedores); e Dani Ribeiro (proprietária da marca Vestuário Poético).
Dia 10/12 – domingo
11h – Grupo de Dança Afro (Ponto de Cultura Instituto Dagaz)
12h às 14h – Grupo G-Samba
15h – Batalha do passinho

18h30 – Baile charme (DJ Pelezinho) e desfile de moda afro

Nenhum comentário:

Postar um comentário