segunda-feira, 8 de maio de 2017

Profissionais do Instituto Dagaz participam de Fórum Regional de Políticas Culturais do Médio Paraíba

Na próxima terça-feira, dia 9, profissionais do âmbito cultural do Instituto Dagaz vão participar do Fórum Regional de Políticas Culturais do Médio Paraíba. O evento será realizado no Teatro Municipal Maestro Franklin, anexo ao Colégio Getúlio Vargas, no bairro Laranjal, em Volta Redonda, a partir das 16 horas. Na programação, está prevista a apresentação dos objetivos que norteiam o fórum, além de eleição da diretoria do mesmo. O encontro, gratuito e aberto ao público, está previsto para encerrar às 21 horas.

Realizado pelo Sistema Estadual de Cultura (SIEC), o evento é uma prévia para o I Fórum Estadual dos Segmentos Artísticos do Rio de Janeiro. Para o Médio Paraíba, a programação é voltada para os segmentos de artes cênicas, literatura, audiovisual, patrimônio e museus. O objetivo é realizar a instalação do fórum, estabelecendo sua organização, avançando em suas composições para maior integração entre as cidades, ampliando o diálogo com gestores públicos e sociedade civil, nesse importante espaço de trocas.

- Esse evento será muito importante para a nossa região, pois são anos e anos de militância por políticas públicas de cultura. O Médio Paraíba tem sido bem presente nessas reuniões. E escolhemos o novo teatro, para sediar o encontro, por ser um espaço espetacular, que com certeza será referência nas artes cênicas – considerou a conselheira titular, Marinez Teodoro Fernandes.

O debate envolve os municípios de Barra do Piraí, Barra Mansa, Itatiaia, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Quatis, Resende, Rio Claro, Rio das Flores, Valença e Volta Redonda. Com as estruturas regionais e setoriais artísticos, será possível viabilizar mais representatividade às ações da Secretaria de Estado de Cultura. Entre os exemplos, está a regulamentação do Programa Estadual de Formação e Qualificação Cultural e na IV Conferência Estadual de Cultura do RJ, prevista para o fim de outubro.
 
Programação
16h – Cadastramento e Café
16h30 – Apresentações culturais de grupos dos Municípios do Médio Paraíba
17h – Mesa de Abertura
18h – Apresentação dos Objetivos que norteiam o Fórum
19h – Eleição da Diretoria do Fórum Regional
Tempo para apresentação de candidatos
Votação aberta
Definição de agenda de reuniões (quinzenais, mensais e/ou bimestrais)
Estruturação de plataformas de comunicação entre os municípios
20h – Apresentação Cultural
20h30 – Encerramento
 
Sistema Estadual de Cultura
O SIEC visa estruturar seus componentes (a própria Secretaria de Estado de Cultura, o Conselho Estadual de Política Cultural, a Conferência Estadual e as Conferências Regionais de Cultura, a Comissão de Cultura da ALERJ, Conselho Estadual de Tombamento, os órgãos gestores e o sistemas municipais de cultura, os conselhos municipais de cultura, conselhos municipais de patrimônio cultural, os Fóruns Setoriais e Regionais e a Comissão Intergestores Bipartite), e instrumentos de gestão (Plano Estadual de Cultura, Programa Estadual de Fomento e Incentivo a Cultura, e o Programa Estadual de Formação e Qualificação Cultural), com o objetivo de valorizar a cultura, promover a descentralização articulada e pactuada da gestão, dos recursos e das ações, em especial, estimulando a participação da sociedade civil. A participação social é um dos principais focos de atenção da SEC após a aprovação da lei, começando pela composição do Conselho Estadual de Política Cultural (CEPC), ainda em 2015.
 
Conselho Estadual de Política Cultural
O CEPC tem metade de seus membros eleitos pela sociedade civil, com representantes das Regionais - Capital, Leste Fluminense, Serrana, Baixada Litorânea, Norte, Noroeste, Baixada Fluminense, Centro-Sul, Médio Paraíba, e Costa Verde, e de Segmentos Artísticos Culturais – Artes Cênicas; Música; Cultura Popular; Audiovisual; Literatura; Artes Visuais (e Museus,Patrimônio e Economia Criativa), inaugurando uma representação inédita, ampliando o debate de políticas de cultura no estado.
Os Fóruns Regionais e Setoriais Artísticos Culturais são órgãos integrantes do Sistema Estadual de Cultura, que passam a funcionar como instâncias de assessoramento e consulta do CEPC. Formado por agentes culturais e gestores públicos – da região ou do segmento artístico cultural – eles contribuem para efetivação das ações e metas do Plano Estadual de Cultura que estão sendo traçadas pelo CEPC, subsidiando a SEC no cumprimento do Plano, e na seqüência, no cumprimento dos Planos Setoriais Artísticos e dos Planos Regionais de Cultura.
 
Serviço
Fórum Regional de Políticas Culturais do Médio Paraíba
Data: 09/05/2017 (terça-feira)
Horário: A partir das 16 horas
Local: Teatro Municipal Maestro Franklin - anexo ao Colégio Getúlio Vargas (Rua Cento e Cinquenta e Quatro, nº 783 – bairro Laranjal, Volta Redonda) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário