quarta-feira, 15 de março de 2017

Rugby: Instituto Dagaz oferece vagas para crianças e jovens


O Instituto Dagaz está com vagas abertas para as aulas gratuitas de Rugby. A modalidade é direcionada para crianças e jovens, de 6 a 18 anos, que são divididas em três turmas. As inscrições são realizadas no Condomínio Cultural, sede da ONG, no bairro Volta Grande III. Para se matricular, o interessado precisa informar apenas nome completo, idade, telefone e endereço. Quando menor de 18 anos, deve estar acompanhado de um responsável, munido de documentação. As matrículas devem ser feitas de segunda a sexta-feira, de manhã, das 9h às 12h, ou à tarde, das 14h às 17h.

O Rugby é coordenado desde o ano passado pela professora de Educação Física Deborah Ciarla. A prática conta ainda com outros três professores. Segundo Deborah, o grande objetivo é fidelizar mais alunos. "Queremos disseminar o Rugby, principalmente nas escolas, e desenvolver a cultura desse diferente esporte na região", observou. Anualmente, o Instituto Dagaz realiza festival com equipes visitantes. A profissional explicou que competição não é o foco principal. No entanto, a equipe já participou de torneios e seletivas no Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, e dois alunos chegaram a disputar em âmbito nacional, como jogadores da Seleção Fluminense.

Rugby
A modalidade é oferecida pelo Instituto Dagaz há quatro anos, com patrocínio do Instituto CCR e CCR NovaDutra. As aulas no Condomínio Cultural acontecem às segundas e quartas-feiras. Para a turma com alunos entre 6 e 9 anos, das 18h30 às 20h, aos participantes de 10 a 13 anos, das 14h às 15h30, e para os jovens de 14 a 18 anos, das 18h30 às 20h. Todos os professores – Carla Araújo, Kaio Martins e Jéssica Lopes – são formados em Educação Física e seguem metodologia de ensino, sempre potencializando a formação especializada.

Deborah explicou que o Rugby chegou ao Brasil junto com o futebol, porém, foi elitizado por muito tempo. “Estamos realizando a inversão dessa história, popularizando o esporte na região. Além de uma prática esportiva, o Rugby traz a essência de valores importantes para nossa vida em sociedade, como respeito, solidariedade, integridade, paixão e disciplina”, considerou.



Resultados
A presidente do Instituto Dagaz, Marinez Fernandes, avalia que o longo desses quatro anos oferecendo a modalidade, os resultados surpreenderam e o grupo tem conseguido expandir a participação e as parcerias.

- Esse esporte é um diferencial que oferecemos e que temos conseguido perceber os benefícios, tanto no âmbito esportivo, de competitividade saudável, quanto social, com os valores que a modalidade traz. Temos uma grande parceria em Volta Redonda com a Secretaria Municipal de Educação e, agora também, com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e vamos chegar a dez turmas em diferentes pontos neste ano. Com a Prefeitura de Pinheiral estamos há quatro anos e estamos com um grande projeto. Posso considerar o mais audacioso na modalidade que é um Centro de Referência do Esporte, em parceira com Ministério do Esporte e com a prefeitura, para 300 jovens. É uma grande realização - destacou a presidente.

E uma das grandes responsáveis pelo sucesso do projeto esportivo é a coordenadora Deborah, referência no país. Formada em Educação Física pela UFRRJ, a professora é especialista em Esportes Coletivos e para PcD na UFJF, com todos os cursos da área no Brasil. Cerca de dois mil professores foram capacitados pela profissional, quando coordenou o Impacto Olímpico e criou a primeira disciplina de Rugby em universidade no Rio de Janeiro, o segundo em caráter nacional. Atualmente, ela atua na Confederação Brasileira, onde é responsável pelo desenvolvimento do Rugby Infantil no Brasil.

Serviço
Inscrições gratuitas para o Rugby do Instituto Dagaz
Local: Condomínio Cultural - Rua Sargento Paulo Moreira, nº 248, Volta Grande III
Horários: Segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h
Público: Crianças e jovens, de 6 a 18 anos




Nenhum comentário:

Postar um comentário