sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Site A Cozinha de Quilombos é lançado em Niterói

Fruto do prêmio Ponto de Memória do Ministério da Cultura, em conjunto com o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), a mostra fotográfica do livro “A Cozinha dos Quilombos: Sabores, memórias e territórios” do Instituto Dagaz, promoveu o lançamento do site do projeto na noite desta quinta-feira (22), na Sala de Cultura Leila Diniz, em Niterói.

A plataforma virtual conta com o PDF do livro, mais de 70 receitas, fotos e vídeos dos bastidores da produção da obra. Segundo a presidente do Instituto Dagaz, Marinez Fernandes "O prêmio oportunizou a ocupação dos espaços para a cultura afro."

“O objetivo é não só levar as histórias dos quilombos do Rio de Janeiro para os espaços físicos, mas também para o espaço online. Ter sido honrada com o prêmio possibilitou divulgar essa cultura, além de poder dar acesso aos bastidores, entrevistas e demais receitas”, conta.

Lívia Maria, que faz parte da equipe de comunicação da ONG, comenta sobre a importância da preservação da memória. “É um trabalho que nos religa com a ancestralidade e conseguir organizar isso numa plataforma online, é um passo a favor da pesquisa e de oportunidades para a propagação desse tema”, conclui.

O lançamento do site foi no vernissage da exposição que está aberta para visitação, em Niterói, até dia 27 de janeiro. A mostra recebe as obras dos fotógrafos - Davy Alexandrisky, Wallace Feitosa e Lidiane Camillo - que auxiliaram na parte gráfica do livro, com o intuito deapresentar a cultura afro por meio da culinária.

A edição e impressão do livro é um projeto que foi impulsionado pela Lei de Incentivo à Cultura, do Estado do Rio de Janeiro e obteve patrocínio da Concessionária de Energia Light. Além disso, em 2015, o livro também recebeu o prêmio de Cultura Afro-Fluminense, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura, em parceria com a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR-PR).

O site tá disponível no link:  http://br.acozinhadosquilombos.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário