segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Exposição Fotográfica Quilombos do Rio de Janeiro chega em Niterói

Exposição Fotográfica Quilombos do Rio de Janeiro chega em Niterói
Abertura conta com lançamento do site “A Cozinha dos Quilombos: sabores, territórios e memórias”

A exposição fotográfica Quilombos do Rio de Janeiro do Instituto Dagaz, entrou em turnê este ano e, desde então, vem conhecendo não só cidades do Sul Fluminense. Em Campinas e na capital São Paulo já foram duas paradas que a mostra se apresentou e agora chega na cidade sorriso do Rio de Janeiro: Niterói. A abertura será nesta quinta-feira (22), às 19h.

Do dia 22 de dezembro à 27 de janeiro, a Sala de Cultura Leila Diniz recebe as obras dos fotógrafos - Davy Alexandrisky, Wallace Feitosa e Lidiane Camillo - que auxiliaram na parte gráfica do livro “A Cozinha dos Quilombos: sabores, territórios e memórias” projeto do Dagaz com o intuito de apresentar a cultura afro por meio da culinária.


“A ideia da exposição em Niterói foi muito bem recebida pela coordenadora da Sala de Cultura, Renata Palmiere, que prontamente se colocou à nossa disposição. Além disso, o lugar é lindo e, sem dúvida nenhuma, vai engrandecer muito o projeto Quilombos do Rio de Janeiro” pontua a responsável pela exposição, Renata Ferreira.

Além da exposição fotográfica, a equipe oferece oficina de amarração de turbantes para todas as faixas etárias e contação de histórias e fabricação de bonecas Abayomis para crianças. O foco das histórias é na cultura afro para promover a conscientização de uma história ancestral.

O visitante irá conhecer um pouco da história e da memória das comunidades mapeadas. O projeto do livro foi impulsionado pela Lei de Incentivo à Cultura, do Estado do Rio de Janeiro e obteve patrocínio da Concessionária de Energia Light. Além disso, em 2015, o livro também recebeu o Prêmio de Cultura Afro-Fluminense promovido pela Secretaria de Estado de Cultura, em parceria com a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR-PR).

A exposição poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h na Sala de Cultura Leila Diniz, localizada na Rua Professor Heitor Carrilho, 81 - Centro, Niterói e conta com o apoio da Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro.

Site “A Cozinha dos Quilombos”

A mostra fotográfica é fruto do Prêmio Ponto de Memória do Ministério da Cultura em conjunto ao Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), que contempla um site do projeto e honrou o Instituto no final de 2014. Desta forma, o Instituto lançará o site do livro - que conta com detalhes as receitas e a história dos quilombos - na noite de abertura da exposição no Leila Diniz.
Segundo a gestora de projetos do Dagaz, Márcia Fernandes, a página será bilíngue e, futuramente, terá recursos de acessibilidade. “O site tem objetivo de dar acesso ou permitir que as pessoas façam download de fotos, vídeos e do próprio livro, visto que o mesmo esgotou. Terão acesso aos bastidores, entrevistas na íntegra e todos as receitas que não estão no livro”, conta.


Lívia Maria, que faz parte da equipe de comunicação da ONG, comenta sobre a importância da preservação da memória. “É um trabalho que nos religa com a ancestralidade e conseguir organizar isso numa plataforma online é um passo a favor de pesquisa sobre o assunto e oportunizando a divulgação do tema”, conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário