quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Espetáculo Quebra Nozes acontece este sábado




Alunos de balé do Instituto Dagaz se apresentam em Volta Redonda


Para encerrar o ano de atividades com chave de ouro, o balé do Instituto Dagaz fará uma apresentação neste sábado (17), às 19h no Ginásio Santo Agostinho, em Volta Redonda. O espetáculo "Quebra-Nozes" é gratuito e será apresentado pelas alunas do projeto Condomínio Cultural, entre 3 e 17 anos.

A instrutora de balé clássico, Laryssa Moreira, explica que a escolha da peça foi feita pela alusão ao final de ano, pois tudo se passa na época natalícia. “A apresentação é baseada no sonho de uma criança. Esse é um dos balés mais desejados por bailarinos, assim como "O Lago dos Cisnes", por exemplo, pois faz com que as crianças se possam se encantar, se envolver, é uma história mágica”.


A música do espetáculo é do compositor russo Piotr llitch Tchaikovsky. A coreografia original vem da bailarina carioca, Dalal Achcar, fundadora da Associação dos Amigos do Theatro Municipal e criadora do primeiro Curso Superior de Formação de Professores de Dança do Brasil, na Faculdade da Cidade, UniverCidade, no Rio de Janeiro.  A adaptação da peça vem das instrutoras do Instituto Dagaz, Laryssa Moreira e Marcelle Machado.

A história do Quebra-Nozes, segundo Laryssa, tem o intuito de tocar emocionalmente o público neste final de ano. “Que o público possa entender a história, que o balé possa transmitir toda a emoção: tanto visualmente quanto sentimentalmente. Que as pessoas sintam-se tocadas com a magia do natal”, finaliza.

Sinopse:
A história se passa durante o Natal. Jans Stahlbaum, prefeito da cidade e também um respeitado médico, oferece aos amigos e familiares uma inesquecível festividade natalina.
Clara e Fritz, seus filhos, estão ansiosos pelos presentes que irão receber. O padrinho da menina, Drosselmeyer, chega um pouco atrasado, aumentando o suspense das crianças. Ele distribui presentes para todos e reserva à afilhada uma dádiva especial, um quebra-nozes, que deixa a garota encantada. A festa chega ao final e os convidados vão para suas casas.
Clara também vai dormir, mas subitamente ela desperta e percebe que seu Quebra-Nozes encantado agora adquiriu vida própria. Mas a alegria não dura muito: de todas as partes surgem ratos terríveis, liderados pelo Rei dos Ratos. O brinquedo animado imediatamente enfrenta este exército, defendendo a menina. Os animais são derrotados e levam embora o rei ferido.
Logo depois, um antigo encanto se rompe e o Quebra-Nozes vira um príncipe, que parte ao lado de sua nova amiga, viajando por uma paisagem mágica, a Terra da Neve, na qual se deparam com flocos de neve que bailam. Depois, vão para a Terra dos Doces, sendo recepcionados pela Fada Açucarada e seus companheiros, Chocolate Quente da Espanha, Café da Arábia, Chá Chinês, Pirulitos, Marzipans, Mamãe Bombom e seus polichinelos, e Gotas de Orvalho com suas Guirlandas de Flores.
Neste reino encantado, o outrora Quebra-Nozes narra suas desventuras; ele e Clara são recompensados, ao fim da história, com diversas delícias oferecidas pelos simpáticos personagens. Eles também dançam para os dois. No final, Clara desperta e então se dá conta de que tudo não passou de um sonho. Mas os feitos extraordinários vividos nesta Noite de Natal, mesmo no universo da imaginação, permanecerão para sempre em sua memória.

Elenco:

Principais:
·        Ana Julia Sena – Clara
·        Camila Araújo – Mãe de Clara
·        Giovanna Mariano – Fada Açucarada
·        Gregory Moraes – Pai de Clara
·        Igor Moraes – Tio de Clara Mágico
·        Ramon Porto – Quebra Nozes


Convidados:
Amigas de Clara: Ana Leticia Lima, Julia Chagas, Maria Eduarda Chagas, Talita Vargas e Yasmin Andrade.
Ratos: Nicole Sabino, Yasmin de Souza, Brunna Tavares e Gabriella Ingridy de Souza
Soldados: Julia Santos, Lavínia Pinto, Rebeca Neves e Ana Laura.
Flocos de Neve: Alicia Agapito, Ana Beatriz Sizino, Ana Clara Gurjel, Ana Clara Moraes, Camila Pereira, Carla Marques, Emanuelle Souza, Gabriele Dos Santos, Hannah Imaculada, Julia Sales, Lara Pina, Leticia de Almeida,  Maria Eduarda Duarte, Sofia Menezes, Yasmin Rodrigues.
Chocolate Quente da Espanha: Alice de Souza, Ana Caroliny da Neiva, Ana Carolina Miranda, Camily Vitória de Jesus, Fernanda Monteiro, Giovana da Silva, Isabela Damasceno, Julia Pena, Mara Eduarda Gonçalves, Rebeca de Moura.
Chá Chinês: Alice Oliveira, Alicia Martins, Beatriz de Souza, Bruna Martins, Bruna, Daniella Sophia, Graziela, Isabele de Freitas, Lara Beatriz, Lavínia, Leticia de Menezes, Lorraine Guimarães, Nicole Alves, Esther Assis, Sophia Viana.
Chá Russo: Anny Rodrigues, Ana Beatriz Martins, Ana Cristina de Oliveira, Ana Clara Martins, Eloysa Diorio, Giovana Correa, Larissa Reis, Micaella Miriam, Mikaelly Silva, Yasmin Ferreira, Beatriz Moreira e Izabela Beatriz.
Mirlintons: Igor Moraes, Beatriz Viana, Maria Carolina  Pratti.
Guirlandas de Flores: Ana Clara Freitas, Ana Luisa Matheus, Ana Vitória Barbosa, Giovana Vitória,Lavínia Guerra,Leticia Santos,Maria Eduarda Oliveira,  Esther Thuler, Thaissa, Isabela Machado,Rebeca Paulino, Lauren Damasceno, Isabela Brandão, Ana Luísa França, Julia Rodrigues.
Participações Especiais:
Espaço Assis E Jones: Ana Luiza França, Ana Luisa Matheus,Esther Assis, Manuela Cavalcante, Julia Rodrigues, Isabela Brandão, Rebeca Paulino, Lauren, Isabela Machado e Sophia Viana.
Ballet Arte Viva: Nicole Sabino, Yasmin de Souza, Brunna Tavares e Gabriella Ingridy de Souza.

Parcerias:
Instituto CCR por meio da CCR Nova Dutra, Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente, FINAD, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, Prefeitura de Volta Redonda, Diário do Vale, Fundação Porto Real, Nigth Club, Inspirart, Grupo de Dança D danda, Associação de Moradores do Volta Grande 1 e 3.

Nenhum comentário:

Postar um comentário