terça-feira, 22 de novembro de 2016

Volta Redonda recebe o II Festival de Rugby Dagaz


Campo Rústico será sede do evento na tarde de sábado

Não é de hoje que o Instituto Dagaz impulsiona o esporte na região. Na última semana, a ONG promoveu o I Festival de Futsal Dagaz, no intuito de democratizar o acesso às práticas esportivas e neste sábado (26), não será diferente. O II Festival de Rugby acontece às 14h, no campo no bairro Rústico, em Volta Redonda.



A ideia se der um festival surgiu entre os organizadores para levar a disputa além dos resultados. No Rugby de desenvolvimento, a disseminação do esporte, a integração dos participantes, a compreensão e a aplicação dos valores são os principais fatores a serem expandidos.

“Nosso objetivo com o II Festival é promover e desenvolver a difusão do rugby para crianças e jovens, em um ambiente agradável, seguro, por meio de atividades que garantam o desenvolvimento de habilidades progressivas para todos participantes”, explica o gerente de esportes do Dagaz, Marconi Rangel.

As modalidades que irão disputar os jogos serão: infantil, escolar e juvenil. Dentre as atividades, serão feitos jogos de Tag Rugby. O exercício é uma variação do esporte, sem contato, e acontecerá entre seis escolas de Volta Redonda, que desenvolvem a modalidade através da ação “Dagaz tá na escola”, em parceria do Projeto “Sábado na Escola” da Secretária Municipal de Educação.

Para a modalidade infantil, a programação vai ser um momento experimentação de atividades de vivência no esporte e atividades lúdicas, e por fim o jogo entre Dagaz Rugby  e Ava Ete, de Itatiaia.

Marconi acredita que o festival seja uma ferramenta importante para promoção do esporte, não apenas para os alunos, mas sim, para o público em geral. “Quando se tem a oportunidade de conhecer e vivenciar uma experiência nova e criar formas para que ela seja agradável, você conquista novos adeptos, desenvolve a promoção do Rugby e oportuniza a compreensão dos valores que o esporte transmite”, finaliza.

O evento também terá atividades paralelas com o projeto de sustentabilidade do Instituto Dagaz. Pintura, plantio e leitura será uma das ações disponíveis para os participantes. “Vamos fazer atividades de plantio de muda, as crianças poderão pintar caixinhas de leite e garrafas pet que servirão de vasos pra elas plantarem as mudas de hortaliças que levarão para casa”, explica a coordenadora do projeto Oficina Consciente, Clarisse Neto.

O I Festival de Rugby foi realizado em 2015 pelo Instituto Dagaz e participaram seis projetos com equipes dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, com 250 pessoas atuando direta e indiretamente. Este ano, o evento conta com o apoio da Fundação CSN, MF Consultorias, Secretaria Municipal de Educação, Get In To Rugby, Finad e Federação Fluminense de Rugby e Confederação Brasileira de Rugby.

O Dagaz Rugby desde 2003 vem tornando-se referência do esporte na região com apoio do Instituto CCR e o patrocínio CCR Nova Dutra que atende, atualmente, mais de 200 alunos diretamente nos pólos de Pinheiral, Condomínio Cultural, em Volta Redonda e seis escolas da SME de Volta Redonda – RJ.

Em 2017 acontecerá a ampliação de mais polos de Rugby do Dagaz. “Fechamos uma grande parceria no município de Seropédica, cidade que o Instituto retorna com a prática de Rugby, atendimento com as Secretarias de Assistência Social e Educação, serão seis polos”, diz Marinêz Fernandes, Presidente do Instituto Dagaz.

A ideia é buscar parceria coma alguns times profissionais do Rio de Janeiro e São Paulo, para encaminhar os atletas que vem se descatando no esporte, como por exemplo, Caio Ferreira e Diogo dos Santos, ambos selecionados para integrar a Seleção Fluminense de Rugby.

Sobre o Instituto CCR
O Grupo CCR criou em 2014 o Instituto CCR, entidade privada, sem fins lucrativos, para estruturar a gestão de projetos sociais, culturais, ambientais e esportivos apoiados há mais de dez anos pela empresa. O Instituto CCR vai otimizar a utilização de recursos próprios da companhia e oriundos de leis de incentivo em projetos estruturados em quatro áreas: Saúde e Qualidade de Vida; Educação e Cidadania; Cultura e Esporte; Meio Ambiente e Segurança Viária. O Grupo CCR apóia o desenvolvimento sustentável, socioeconômico e cultural nas regiões onde atua, com a experiência de ter levado mais de 500 projetos para 120 cidades que, desde 2003, já beneficiaram 7 milhões de pessoas com investimento de R$ 185 milhões em projetos estruturados. O Instituto CCR vai ampliar a estratégia do Grupo visando consolidar a maior empresa de infraestrutura da América Latina, em um dos maiores investidores sociais privados do país. Com o Instituto CCR, a companhia fomenta ainda mais a cultura brasileira e o desenvolvimento da cidadania nas regiões onde o Grupo CCR atua.

Confira a página do Rugby Dagaz no Facebook: https://www.facebook.com/rugbydagaz









Nenhum comentário:

Postar um comentário