quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Festa de encerramento do Condomínio Cultural de Porto Real acontece este sábado

Projeto finaliza com lançamento de filme e apresentações das oficinas

Resgatar a cultura local – com forte influência italiana – é um dos focos do Projeto Condomínio Cultural de Porto Real, convênio entre o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a prefeitura Municipal de Porto Real e o Instituto Dagaz. Após um ano de atividades, a festa de encerramento do projeto será neste sábado (19), às 16h30 no Horto Municipal da cidade.
A programação da festa contemplará o resultado das atuações do Condomínio Cultural como música, dança, teatro e o lançamento do filme do videomaker Thiago Almeida e equipe do Dagaz: “Farinha, Ovo e Buon Appetito”, que retrata a culinária italiana a partir de seus descendentes.
Atráves de oficinas como música, artesanato, teatro, audiovisual, gastronomia e dança, a iniciativa deu um passo importante para o desenvolvimento cultural da região Sul Fluminense. “Um dos fomentos do Dagaz é a valorização e preservação do território, no intuito de difundir a memória patrimonial dos municípios”, pondera a Presidente do Instituto Dagaz, Marinêz Fernandes.
A responsável pelo projeto, em Porto Real, Christian Georgea, comenta a participação do Instituto Dagaz no setor de cultura do município. “A iniciativa teve foco no desenvolvimento de atividades e ações que promovem a valorização, difusão e preservação da cultura italiana e no reconhecimento e respeito às identidades culturais do povo brasileiro. Espero que essa parceria se renove, para que possamos dar continuidade às atividades”. 
Entre arte e educação, as atividades realizadas pelo condomínio fizeram diferença entre os moradores da cidade. Segundo a coordenadora de cultura de Porto Real, Maristela Fernandes, o projeto veio para melhorar as raízes culturais do município e fazer com que a população observe as transformações dessa cultura no decorrer dos anos. 
“Sem dúvida nenhuma, foi uma proposta ímpar de resgatar, difundir e valorizar a cultura Italiana aqui. As cidades tiveram acesso a este conhecimento, seja na culinária, na dança ou na música. Foi através dos cursos que os alunos obtiveram novos conhecimentos para o crescimento pessoal e da cultura local”, conta.
A intenção, além de fomentar a cultura da cidade, é dar oportunidade às crianças, jovens e adultos por intermédio das oficinas. No total, foram cerca de 500 pessoas envolvidas no projeto. O casal Eliana Lucinda Carvalho e Elson Duarte Carvalho, participou da primeira turma da oficina de culinária do Condomínio Cultural. “Participamos deste trabalho para a Associação com Dona Vergínia. Futuramente, nosso grupo pretende fundar uma cooperativa para se profissionalizar”, diz.
Outras atividades
Buscando trabalhar com a cultura, de forma cidadã, econômica e simbólica, de acordo com o Sistema Nacional de Cultura, o Dagaz age preservando o território, difundindo a memória patrimonial do município. Pensando nisso, foi realizada a exposição “Intervenções Cotidianas, Percepções e Olhares”, uma seleção de fotos, objetos, documentos e pratos típicos do cotidiano de Porto Real, que remetem à cultura e à influência italiana na cidade.
A mostra fez parte da programação da 14ª Semana Nacional de Museus, temporada cultural promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) que é realizada em razão da comemoração ao Dia Internacional de Museus.
O projeto levou, também, capacitação para qualificar o profissional Sul Fluminense. As palestras voltadas a comunicação, terceiro setor, economia colaborativa, etc. aconteceram gratuitamente no Horto Municipal da cidade, desde o mês de outubro.
Programação da festa de encerramento
16h30 – Atividades Esportivas e Recreativas
16h40 – Roda de Rima e Circo
17h – Música
17h15 – Dança
17h30 – Abertura Oficial do Evento 
18h – Dança
18h20 – Música
18h40 – Teatro 
19h – Lançamento do Filme: “Farinha, Ovo e Buon Appetito”
19h30 – Música 
+ Exposição Fotográfica e Artesanato
O Horto Municipal de Porto Real fica na Avenida Dom Pedro II, 2505 - Jardim Real. Para conhecer os projetos do Dagaz e mais informações, acesse facebook.com/institutodagaz ou www.institutodagaz.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário