quinta-feira, 30 de junho de 2016

Prefeitura de Quatis assina convênio com Instituto Dagaz para fomentar a cultura afro



O prefeito Bruno de Souza (PMDB) assinou na tarde desta quarta-feira (29), em seu gabinete, um convênio de R$ 500 mil com o Instituto Dagaz, uma parceria da Secretaria de Cultura e Turismo com o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) que irá beneficiar a comunidade de Santana, mas também todo o município.



Serão desenvolvidos oito projetos direcionados à cultura afro: capoeira, música, dança, cine clube, culinária, artesanato, literatura e berimbau.  O Instituto Dagaz, vencedor da licitação, será a produtora de cultura que irá desenvolver junto com a Secretaria de Cultura o Condomínio Cultural, que será desenvolvido em um ano.


Segundo a secretária de cultura e turismo de Quatis, Rosina Porto, esta conquista é mérito do prefeito Bruno. “O prefeito Bruno conseguiu esse recurso em Brasília em 2012, antes mesmo de tomar posse. Depois de resolver todos os trâmites burocráticos, hoje estamos findando o projeto com a assinatura do convênio, que vai beneficiar toda a comunidade de Santana e também toda a cidade”.


A coordenadora do Instituto Dagaz, Márcia Fernandes, destacou que o projeto tem o intuito de preservar a memória afro. “O projeto tem como base preservar e fazer um levantamento sobre a memória afro. A ideia é criar vínculos de pertencimento dessas manifestações para valorizar a cultura de nossos ancestrais”.


Já a presidente do Conselho de Cultura e Turismo e de Preservação do Patrimônio Histórico e Ambiental de Quatis (Cultupphaq), Helena Teixeira Leite, destacou o envolvimento da prefeitura neste projeto. “Se a prefeitura não tivesse se envolvido, hoje não estaríamos aqui assinando este convênio. Este projeto será fundamental para a recuperação da memória. Quem não conhece seu passado, não conhece sua história”.


O vice-presidente da Associação de Moradores do distrito de Santana, Jefferson Eufrásio, agradeceu aos presentes pelo fato de a comunidade estar sendo reconhecida. “Santana sempre esteve abandonada, mas de um tempo para cá estamos sendo reconhecidos. Nossa associação conta com 12 pessoas comprometidas e nosso conselho fiscal, juntamente com a prefeitura e o Instituto Dagaz, ajudará na fiscalização deste projeto e na destinação desta verba”.


O prefeito Bruno lembrou que além deste projeto cultural, outras ações estão sendo realizadas em prol da comunidade de Santana. “Estamos reformando a Escola de Santana e já fizemos melhorias nas estradas. Estamos fazendo políticas públicas voltadas para os cidadãos e mesmo diante de tanta burocracia, conseguimos aprovar este projeto em tempo hábil”.


Também estiveram presentes no encontro o vice-prefeito Ralfen Teixeira (PSC), o presidente da Câmara Municipal, Flavio Florentino (PHS), os vereadores Celso Pineschi (PSDB), Professor Hélio (PMDB) e Cabeludo (PPS), além de secretários municipais e representantes de ONGs e institutos culturais.

Fonte: http://diariodovale.com.br/politica/prefeitura-de-quatis-assina-convenio-com-instituto-dagaz-para-fomentar-a-cultura-afro/

Nenhum comentário:

Postar um comentário