sexta-feira, 13 de maio de 2016

Porto Real fará parte da 14º Semana Nacional de Museus

Entre os dias 17 e 21 de maio, a Casa do Imigrante, em Porto Real, fará parte da programação da 14ª Semana Nacional de Museus. A temporada cultural promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) será realizada em razão da comemoração ao Dia Internacional de Museus celebrado dia 18 de maio. Nessa edição, 1.236 museus de todo o país oferecerão ao público 3.700 atividades especiais, como visitas mediadas, palestras, oficinas e exibição de filmes.
Durante cinco dias, a Casa do Imigrante estará aberta para receber os visitantes, convidados, autoridades e escolas para a Exposição “Intervenções Cotidianas, Percepções e Olhares”. Uma seleção de fotos, objetos, documentos e pratos típicos do cotidiano de Porto Real, que remetem à cultura e à influência italiana na cidade.

“Na realidade, será uma coletânea dos trabalhos do Projeto Condomínio Cultural, que o município vem desenvolvendo em parceria com o IPHAN e o Instituto Dagaz, desde novembro de 2015, com cursos e oficinas de artes cênicas, música, audiovisual e literatura, na Casa do Imigrante e em Escolas da Rede Pública de Ensino, com foco no desenvolvimento de atividades e ações que promovam a valorização, difusão e preservação da cultura italiana e no reconhecimento e respeito às identidades culturais do povo brasileiro”, completa Christian Georgea, responsável pelo projeto.
  A exposição retrata a beleza arquitetônica, a natureza local, a gastronomia e as primeiras famílias italianas que chegaram a Porto Real, em 1873, e como essas influências passam despercebidas aos olhares e percepções de nossa comunidade, no nosso dia a dia.

Confira a programação
ENTRADA FRANCA

7 a 21/05/2016 – de 08h às 17h – visita guiada: EXPOSIÇÃO - Intervenções Cotidianas, Percepções e Olhares Exposição Fotográfica que leva a assinatura de Thiago Almeida e Felipe Chaves. Objetos do acervo da Casa do Imigrante e pratos típicos do cotidiano de Porto Real, que remetem à cultura e influência italiana, com alunos da Oficina de Gastronomia, sob o comando de Vergínia Dezós.  Montagem de Rafael Crooz  e curadoria do Instituto Dagaz.

17 e 20/05/2016 – 16h Palestra (roda de conversa): Intervenções Cotidianas, Percepções e Olhares - Ciclo de palestras temáticas voltadas para cultura, preservação, territórios e influências, com a equipe de patrimônio do projeto Condomínio Cultural – Porto Real.
20 e 21/05/2016 – CINEMAExibição do filme “Narradores de Javé” - nos dias 20, às 18h30min e dia 21, às 17h30min, no Auditório do Horto. Após a exibição, os historiadores João Rodrigo Alarcão, Eminny Alycarmel Gazzaoui, Petterson Magno da Silva Santos e Jader Hermann Bernardo irão comandar um bate papo com o público. O filme foi cedido pela diretora Eliane Caffe e a produtora executiva Vânia Catani, além da produtora Bananeira Filmes – Co-produção: Gullane Filmes, Laterit Productions e Rio Filmes.  SINOPSE E DETALHES: Somente uma ameaça à própria existência pode mudar a rotina dos habitantes do pequeno vilarejo de Javé. É aí que eles se deparam com o anúncio de que a cidade pode desaparecer sob as águas de uma enorme usina hidrelétrica. Em resposta à notícia devastadora, a comunidade adota uma ousada estratégia: decide preparar um documento contando todos os grandes acontecimentos heróicos de sua história, para que Javé possa escapar da destruição. Como a maioria dos moradores é analfabeta, a primeira tarefa é encontrar alguém que possa escrever as histórias.
SERVIÇOS:  CASA DO IMIGRANTE - Av. D. Pedro II, s/n – Centro, Porto Real (RJ)

17 a 21/05/2016 – de 9h às 18h casaimigrantepr@hotmail.com - Tel: (24) 3353-1221 e (24)                9922-18949

Nenhum comentário:

Postar um comentário