terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Instituto Dagaz participa de evento internacional de Beach Rugby

Alunos do Instituto Dagaz participaram de evento  internacional de Beach Rugby

A Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) organizou no sábado, 19 de dezembro, o Super Desafio BRA de Beach Rugby. A praia de Ipanema foi palco do evento, que reuniu seleções internacionais, crianças de comunidades cariocas e de cidades vizinhas, sendo uma delas Volta Redonda. Além da disputa entre os atletas, o evento teve clima festivo e serviu para esquentar o público para um esporte ainda pouco conhecido no Brasil (mas que vem crescendo muito), que em 2016 estará no programa dos Jogos Olímpicos, depois de 92 anos ausente.

No período da manhã as crianças de diversos projetos sociais, com idade entre 7 e 17 anos, realizaram amistosos e puderam sentir um pouco do clima de competição da modalidade. O Instituto Dagaz de Volta Redonda foi representado por cerca de 40 alunos do projeto Dagaz Rugby, projeto patrocinado pelo Grupo CCR. A jovem Thaissa Lemos, de 10 anos, do Instituto DAGAZ de Volta Redonda, que pratica rugby há pouco mais de seis meses, relata como foi sua primeira experiência contra outro time
- Eu estava nervosa no início porque nunca tinha jogado contra outra equipe, só treinado. Foi muito legal participar do jogo. O DAGAZ está, como sempre, incentivando a gente a praticar esporte - disse.
Um dos técnicos dos times e professor do projeto Dagaz Rugby, Douglas Curitiba, falou da participação das crianças de Volta Redonda, e se mostrou muito satisfeito com o que viu. 
- Muito boa a participação das crianças do Dagaz Rugby. Foi muito bom ver que eles estão bem nos fundamentos básicos do esporte e ainda podem ver que há diversas formas de praticar este esporte - salientou.

Rugby no Brasil

O cenário do esporte no país vem mudando. Em 2012 existiam apenas 50 crianças participando de projetos relacionados ao rugby. De três anos pra cá, houve um crescimento gigantesco de atletas. Estima-se, de acordo com dados da CBRu, que 12 mil no Estado do Rio praticam a modalidade.
Segundo Mauricio Migliano, gestor de desenvolvimento da CBRu, o trabalho desenvolvido com as crianças não se compreende apenas no ramo esportivo.
- O desenvolvimento do indivíduo começa desde cedo. Isso também acontece no esporte. Esporte e educação caminham sempre juntos. Desde pequeno a pessoa consolida valores que aprendemos com nossa família e colocam também no esporte. Então, este desenrolar de qualquer modalidade esportiva desde pequeno é muito importante - explicou.
Profissionais em ação
Depois de a criançada fazer a festa, foi a vez dos profissionais entrarem em quadra. Das oito seleções convidadas, entre europeias e sul americanas, que participaram do evento, quem se deu melhor foi a o Brasil no feminino e a Seleção Argentina no Masculino. Ambos também conquistaram a taça da última edição do torneio, em 2014.
Para mais informações, acesse: Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=NqRVljSJSQ8.

Além disso, acompanhe o Instituto Dagaz e o Dagaz Rugby no Facebook: https://www.facebook.com/institutodagaz/ e https://www.facebook.com/rugbydagaz/?fref=ts

Nenhum comentário:

Postar um comentário