quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Dagaz sedia Etapa Estadual de Rugby Infantil da Federação Fluminense de Rugby



O Instituto Dagaz no dia 19 de setembro sediará no campo do Bairro Volta Grande III a 2ª Etapa Estadual de Rugby Infantil do Estado do Rio de Janeiro, onde reunirá cerca de 350 crianças e jovens de todo estado.
Os jogos são focados na iniciação do Rugby e dão ênfase ao esporte no âmbito educacional utilizando o TOUCH, modalidade onde os participantes perdem a posse de bola com um toque (das duas mãos) no tronco do adversário e o TAG RUGBY, que consiste na utilização de fitas presas na cintura dos participantes, onde a troca de posse da bola, consiste na remoção de uma delas pelo adversário. Os pontos nestas duas modalidades são efetivados com o toque da bola no chão no fundo do campo adversário, momento este chamado de TRY.
Com a reestreia nos Jogos Olímpicos marcada para o Rio de Janeiro, em 2016, o esporte tem mostrado um crescimento notável nos últimos anos. Mais bem organizado, o rugby encontra cada vez mais praticantes, principalmente na nova geração de atletas. O evento terá início às 8:00h e seguirão até às 17:30h. Durante o dia será oferecido pela organização do Festival um lanche para os participantes, assim como um show de música pra animar este encontro. Poderão participar do evento, crianças com idades à partir de 4 anos e jovens até 16 anos.
“Mais uma vez o Instituto Dagaz vem oferecer aos praticantes de Rugby uma oportunidade de se confraternizar e promover o intercambio entre esses jovens que buscam acima de tudo o crescimento como cidadãos através do esporte. Estamos muito felizes pelo evento, esperamos fortalecer cada vez mais essa rede de parceiros que utilizam do esporte educacional/social como ferramentas de formação de cidadãos de bem.” Comenta Marinês Fernandes, presidente do Instituto Dagaz.
“Graças a grandes parceiros como a CCR NovaDutra, o FINAD, o CMDCA de Volta Redonda e Votorantim Cimentos, nossos projetos atuam hoje em 4 cidades do estado, Volta Redonda, Pinheiral, Seropédica e Japeri, conta com 27 profissionais diretos e atende 340 crianças e jovens entre 4 e 18 anos, hoje juntamente com a FFRu (Federação Fluminense de Rugby) e o Ministério do Esporte estamos dando um grande passo para contribuir na formação desses jovens, oportunizando o que às vezes, muitos deles não tem a chance de vivenciar.” Completa André Felipe Chaves, Coordenador do Projeto.
 O Instituto Dagaz, que hoje é referência na modalidade, receberá pela primeira vez o evento que terá a chancela da Federação Fluminense de Rugby e da Confederação Brasileira de Rugby, trazendo para a cidade projetos sociais/educacionais de todo estado, oportunizando aos participantes um intercâmbio que fortalecerá ainda mais o aprendizado de cada um, trazendo ainda consigo o conhecimento técnico de ferramentas que ajudarão aos professores aplicarem no dia a dia uma forma mais lúdica o ensino da modalidade, com a intenção de fazer com que os jovens desfrutem do jogo, sem exigência e pressão. A medida é adotada mundialmente, em respeito à formação dos atletas, que começam a competir de fato a partir dos 15 anos.
Fundado em 2007, Instituto Dagaz consiste numa Associação civil, sem fins lucrativos, dedicada a promover o desenvolvimento sociocultural de comunidades em situação de vulnerabilidade e risco social. Atua conforme as diretrizes pautadas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), bem como na Constituição de 1988 no que diz respeito à luta pela garantia da dignidade humana e prevalência dos direitos humanos. Seus colaboradores atuam há mais de 20 anos na área de educação, cultura e esporte. No escopo de suas ações está a criação de mecanismos e tecnologias sociais que promovam o desenvolvimento dos territórios onde atua. Seus projetos autorais lançam mão de atividades socioculturais, esportivas e educativas como instrumento para um processo transformador de uma parcela da sociedade privada de acesso aos serviços públicos básicos, tendo como missão criar espaços para a prática qualificada da cidadania e a plena garantia dos direitos humanos.

Serviços:
Data: Sábado, 19 de Setembro
Horário: das 9:00h às 17:00h

Local: Campo do Volta Grande III, Condomínio Cultural – Rua Sargento Paulo Moreira, 248 – Volta Grande III – Volta Redonda – RJ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário