quinta-feira, 8 de maio de 2014

Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

No próximo domingo, dia 18/05, será comemorado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e aqui em Volta Redonda-RJ no dia 16/05 participaremos de uma manifestação com outras instituições e o CMDCA-VR para garantir um futuro mais seguro para nossas crianças e adolescentes, mas você sabe por que o dia 18 foi escolhido?
Em 18 de maio de 1973, Araceli Sanches uma criança de 8 anos de idade sai para a escola em Vitória - ES e desaparece. No primeiro instante seu pai crê que havia sido um sequestro então espalha fotos da criança pela cidade mas seis dias depois foram encontrados os restos mortais de Araceli aos fundos do Hospital Infantil de Vitória.
A menina havia sido dopada, estuprada e mantida em cárcere privado por dois dias; seus seios, vagina e parte de sua barriga haviam sido lacerados a dentadas e ela teria sido levada ao hospital mas não resistiu, assim os sequestradores, dois jovens de classe média alta e de famílias conhecidas da cidade, mantiveram o corpo refrigerado e depois jogaram ácido para tornar o reconhecimento mais difícil.
Em 1998 foi feito o 1º Encontro de ECPAT que luta para o fim da exploração sexual e comercial e a então presidente Rita Camata, uma capixada, propôs um projeto estabelecendo o dia do sumiço de Araceli como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O projeto virou lei e foi aprovado em 17 de maio de 2000 e até hoje lutamos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário