quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Cia de Teatro Quiproquó vai ser apresentar no Gacemss II no mês de Agosto.



Contos do Folclore Nacional. Semana Nacional do Folclore

A Cia de Teatro Quiproquó é formada  profissionais que vivem na Região do Médio Paraíba em  Volta Redonda, no Estado do Rio de Janeiro sob a direção de Marinez Fernandes  alguns com mais de vinte anos no mercado profissional.

A maturidade fez com que a área de contação de Histórias se tornasse nosso diferencial “Incentivo a prática de leitura”. O grupo atua como mediador de leitura, estimulando-a por meio de apresentações em Escolas,  Shoppings, Parques, bibliotecas públicas, livrarias, organizações do terceiro setor  e  empresas.  O grupo tem como proposta de resgatar histórias, brincadeiras e tradições, estudá-las e recontá-las, tendo como material de apoio adereços cênicos e instrumentos musicais,

As histórias são escolhidas dentro de um tema, de acordo com a faixa etária e o interesse do grupo, as histórias. As obras serão escritas e/ou adaptadas pela autora integrante do grupo, tendo sempre como  argumento a valorização da cultura nacional. Contos do folclore Nacional, a proposta é um estudo dramatúrgico sobre personagens  do folclore brasileiro, um espetáculo alegre, colorido e divertido e educativo,aborda as lendas nacionais se destacando  pelo seu aspecto lúdico – a essência do trabalho. A diversão é uma característica forte, permeia todas as ações. 

A contação de histórias desperta  o interesse pela leitura e estimula a imaginação através da construção  de imagens interiores.A maneira de contar uma história varia  de acordo com o perfil de quem a escuta.  O grupo se adequa aos espectadores, variando a forma das apresentações, a Cia Quiproquo tem atuação direta e voluntária com o Instituto Dagaz onde seus profissionais atendem e orientam na área de Incentivo a prática de leitura assim como campanhas institucionais.

O Folclore, ou cultura popular é um dos modos de expressão que melhor refletem o pensamento, o sentimento e a atuação de um povo. Transmitindo oralmente de geração a geração, ele ajuda a compor a memória de uma nação. Na educação, o legado da tradição é muito importante, a medida que compartilhamos a experiência de ouvir e contar histórias nos tornamos um elemento de continuidade. Uma pessoa contou uma história para alguém que contou para outra e essa outra contou para outra e assim essa história é conhecida e repassada para um número significativo de pessoas, narrativas populares que ajudam a preservar nossa história e conhecer nosso berço. O papel do Contador de histórias é de suma importância para que nossos mitos sejam eternos e que continuem no imaginário infantil e adulto abordando desenhando nosso futuro respeitando nossas raízes, negras, índias, brancas essa mistura que constituem a Brasilidade, um povo cheio de graça, ritmo, alegria e um otimismo que alavanca para frente sempre. Contando e recontando histórias, mantemos a memória atualizada, criando e recriando.Contos do folclore Nacional, a proposta é de  um espetáculo alegre, colorido e divertido destinado ao público infantil, projeto para circulação. 

Aborda as lendas nacionais com uma linguagem simples (Saltimbancos) bem a memória do mambembe onde os artistas brincam com o cenário dando forma e utilidade aguçando o entendimento e a criatividade infantil. O figurino resgata as cores e formas do regionalismo do nosso país (rendas, fuxico, bordados, fitas e muito chitão). Música, poesia, dança em um espetáculo que busca o resgate do popular, a linguagem regional e a diversidade do nosso país. Por meio de uma atmosfera extremamente lúdica, figurinos coloridos e cenários criativo,  A Cia Quiproquo comprova que temas e personagens emblemáticos da cultura nacional podem perfeitamente ser transcrito por meio do teatro com competência. Personagens eternos que transmitem o imaginário popular para crianças de todas as idades. Um imaginário vivo, fortalecido pela criatividade de artistas que fazem do seu talento a expressão peculiar da cultura. Uma cultura rica como a do Brasil. Uma viagem mágica em torno das Lendas do folclore nacional passaremos por todas as regiões sob essa perspectiva, apresentamos esta proposta a fim de propiciar uma visão diferenciada do folclore Nacional, transmitindo através da emoção que nos envolve quando entendemos a importância da difusão, construção de conhecimento e a valorização da nossa memória. Uma relação viva entre arte e Educação.

Serviço:
Contos do Folclore Nacional
Criação e Concepção: Marinez Fernandes
Atores: Luciene Martes e Marinez Fernandes
Produção: Mfconsultorias/Patricia Araujo
Agendamento de Escolas-  24 33438172
Teatro Gacemss 2
 Dias 21,22 e 24 de Agosto.
Horário: 9h e 14h
Classificação: Livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário