terça-feira, 22 de maio de 2012

PROJETO CINESTESIA


            Nessa perspectiva há uma apropriação pedagógica da ferramenta cinematográfica e a partir da capacitação técnica e da análise dialogada das questões cotidianas presentes nos filmes através de suas representações da realidade modificar o contexto social da comunidade.  

         O CINEstesia também pretende através de parcerias com as Universidades locais, a Tv Brasil, o Canal 36 (canal de televisão local), a Riofilme (distribuidora cinematográfica carioca), Cinemateca do MAM (Museu de Arte Moderna) e com articulações com cine clubes da capital tornar público o acervo nacional de cinema e através das exibições desse acervo difundir essas obras contribuindo para a preservação e acessibilidade desse patrimônio que é público. Dessa forma, se intenta descentralizar as artes e a informação, além de valorizar a produção independente e evidenciar que o interior  é também um difusor de arte e cultura.

           A função social do cinema está muito além de entreter, mas, sobretudo, provocar, fomentar o conhecimento e a reflexão estimulando o pensamento crítico e outras visões de mundo para a transformação da sociedade. Nesse sentido, o uso pedagógico do cinema e o diálogo aberto na comunidade são estratégias para a instrumentalização da massa para o exercício pleno e consciente da cidadania na construção de uma sociedade mais democrática. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário