quarta-feira, 9 de maio de 2012

PROJETOS

Diferente da ideia que se tem de condomínio, este não se trata, pois, de um espaço restrito e limitado. Ao contrário, o Condomínio Cultural está aberto para a comunidade com oficinas artísticas gratuitas de teatro, dança, circo, artesanato, ginástica e música. Um verdadeiro espaço de cultura e arte acessível a população da cidade de Volta Redonda, uma parceria do Instituto Dagaz e da Associação de Moradores do Volta Grande I e III.


Cursos e Oficinas: 

Ballet 
Capoeira
Circo
Futebol Chupetinha
Informática
Inglês
Teatro
Violão

Cinestesia Cine ClubeO objetivo é criar espaços abertos ao diálogo e a troca de ideias a partir da exibição de filmes
e documentários curtas e médias-metragens, não comerciais. As exibições são mensais, em espaço fixo - no Cine Clube do Condomínio Cultural  - alternando com exibições em escolas e em outros espaços culturais. 
O projeto se propõe fundamentalmente a promover debates em torno de temas específicos extraídos dos filmes, e, à luz da teoria e da pesquisa histórica, construir um espaço de produção de conhecimento. O Cinestesia é muito mais do que um pólo de exibição cinematográfica, por entender que a função do cinema vai muito além do entretenimento, é uma poderosa ferramenta para a transformação social por fazer pensar, provocar o desenvolvimento de uma consciência e de um senso crítico.
O projeto é realizado nos municípios de Itatiaia, Resende, Barra Mansa, Volta Redonda,
Pinheiral e Piraí.
No mês de Novembro(2014) foi realizada a Oficina de Áudio-Visual com Leandro Rezende apresentando aos alunos dos colégios da região um pouco mais sobre o mundo cinematográfico.

Projeto Vencedor da Mostra do Filme Livre 2014

Dagaz RugbyO esporte é uma ferramenta de auxílio no processo de desenvolvimento educacional, social e de saúde do ser humano. Jovens e adultos de nossos dias carentes de valores éticos e morais encontram no esporte incentivo a essas conquistas aliadas a sentimento de cooperação e amizade.
O espírito do rugby é uma doutrina para seus praticantes. A modalidade é uma excelente ferramenta para a inclusão de todos, em todos os sentidos, pois qualquer indivíduo pode praticar o esporte, uma vez que variados tipos físicos podem ser bem aproveitados no esporte, ocupando funções específicas e distintas em um time.
Aulas duas vezes por semana manhã/tarde/noite, na faixa etária de 07 a 22 anos.
São atendidos mais de 40 crianças, jovens e adultos nós pólos de Volta Redonda, Pinheiral, Japeri e Seropédica.

A Cozinha dos Quilombos - O Livro a Cozinha dos quilombos surgiu de um desafio praticamente pessoal visto que durante esses anos de atuação não há identificação de títulos voltados para uma culinária nossa, afro descente, quilombola, que encanta o mundo e principalmente o estado do Rio de Janeiro, desta forma surge o projeto que tem patrocínio da Concessionária de Energia Light, não será comercializado, com distribuição gratuita para Bibliotecas públicas, Ministérios, Embaixadas, Universidades, Prefeituras e Secretarias de Cultura dos Municípios mapeados e para as Comunidades Quilombolas participantes.
A obra mostrou como os remanescentes quilombolas utilizam a culinária como forma de expressão. O livro trouxe relatos e fotos dos pratos tradicionais das comunidades que foram mapeadas e ainda revelou uma forma diferente de manifestar sua cultura, afetos e chamar atenção para questões sociais que ainda permeiam seu território.

Pontinho de Cultura e Ponto de LeituraA Sala de Leitura do Condomínio Cultural foi adequada através da parceria entre Instituto Dagaz e Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, é o espaço especialmente dedicado ao fomento e à prática da leitura, aberta à comunidade com biblioteca contendo acervo para as diversas faixas etárias, e também é espaço para ações culturais como Contação de História, Recitais, Oficinas e Exibições de Filmes. A capacidade da mesma é de até 30 pessoas, com acesso à internet e equipamento audiovisual.
No espaço da sala de leitura funcionam Pontinho de Cultura e Ponto de Leitura com horários pré-agendados para escolas e aberto à comunidade de Segunda a Sexta.

Bienal do LivroO Instituto Dagaz em parceria com Academia Voltarredondense de Letras, a Associação de Moradores dos Bairros Volta Grande I e III e Instituto São Fernando, realizou a I Bienal do Livro de Volta Redonda, Feira Literária do Condomínio Cultural, projeto contemplado em edital do Governo Federal, através da Fundação Biblioteca Nacional, e integram o calendário do Circuito Nacional de Feiras de Livros – 2012/2013.
O evento teve em sua programação Feira de Livros, Exposições, Atividades Educativas, Lúdicas e Culturais e o público estimado em 3.000 pessoas/dia. O acesso livre e gratuito para todas as idades. 
O evento aconteceu nos dias 26, 27 e 28 de abril de 2013.

MUNDO DOS LIVROS - espaço com 20 estandes para exposição e venda de livros. A meta foi integrar escritores locais, regionais e nacionais, bem como editores e ilustradores, a fim de proporcionar intercâmbio de saberes e fortalecimento desse segmento no município e na região.
MUNDO DOS CONTOS, NOTAS E POESIAS - espaço integrado que comportou a programação cultural do evento, com Sala Multimeios dedicada a integração da literatura com os no vos meios de tecnologia da informação. Sala de Leitura com programação de Contação de História e Mostra de curtas metragens dedicada às crianças, Palco para Apresentações de Teatro, Apresentações de Música, Palestra com Escritores e Ilustradores, Sarau de Poesias, Oficinas Pedagógicas e Artísticas para visitantes.

Vem aí Edição 2015 - http://bienaldolivrovr.wix.com/2015


Nenhum comentário:

Postar um comentário